A Ferrari 125 S foi o primeiro carro construído pela Ferrari para disputar as corridas daquela época corria com um motor V12 de 116 hp que chegava a 155 Km/h depois veio o sucessor 159 S e em 1952 surgiu o primeiro carro de rua da marca.
Apenas 2 dessas máquinas foram produzidas.
Projetista foi Giacchino Colombo
Esse foi o primeiro de Enzo Ferrari a vencer uma corrida. Ela se sucedeu a partir de projetos como a Scuderia Ferrari - uma equipe de talento que trouxe a Alfa Romeu para o início do Grand Prix - e a Auto Avio Construzioni (AAC), carro de Enzo Ferrari no período pré-guerra. Ambos ajudaram a moldar o 125 S, esse carro pode se chamar de um apanhado de idéias, boas e ruins, que contribuíram para alcançar um ótimo final que foi a 166 Spyder Corsa.
Durante o período da guerra, a fábrica da Ferrari floresceu em uma força de trabalho criando 160 componentes e engrenagens para os esforços da guerra. Com o fim da guerra a Ferrari teve bastante e talentosos artesãos e recursos pessoais para fabricar os próprios carros.
Depois de passado tempo suficiente da assinatura do acordo da separação entre a Ferrari e a Alfa, o novo carro pode finalmente ter seu próprio nome. Ele foi concebido ao longo de dois anos a partir de um desenho em uma folha de papel e seu projeto foi único, não tendo nenhuma semelhança com qualquer outro fabricante. Como destaque, ele iria usar um V12. Sendo uma raridade na época, mas era necessário chamar atenção dos clientes.
O primeiro carro foi em grande parte projetado por Gioacchino Colombo e terminou por Giuseppe Busso. Ele passou a fornecer uma base para todos os futuros Ferrari de estrada aos sucessos nas corridas. Apoiado por uma moldura oval tubular de Gilco e movido por um poderoso mas pequeno V12 essa Ferrari estava pronto para competir em Voiturette, os primeiros Ferraris eram apenas ligeiras evoluções do carro inicial que saíra da fábrica e estreou em 11 de maio no Circuito di Piacenza.
Este carro, chassis 01C - Compeitizione ou Corsa, muitas vezes referida como o roadster Piacenza - tinha um corpo envolvente, e foi dirigido por Franco Cortese ao 6 º lugar. Foi chamado de 125 Sport, e foi nomeado após o deslocamento da unidade de 125cc a um único cilindro. Isto foi acompanhado pelo carro irmão 02C, ambos eram constantemente atualizado para competir no Campeonato Italiano, incluindo o GP de Roma, Circuito di Vercelli, Mille Miglia, Circuito di Parma, Firenze, e di Montenero Circuito em Livorno. A primeira vitória foi alcançada pela Franco Cortese no GP ou Roma e a vitória foi gravado na tampa do motor em junho de 1947.
A Ferrari completou em 1947 Mille Miglia com o piloto de testes Franco Cortese e Marchetti Adelmo a corrida número 219. Embora a Ferrari continuou a dominar a corrida nos anos seguintes, a imprensa do automobilismo deu pouca atenção para a Ferrari, exceto Corrado Millanta que fotografou os carros de engenharia de perto.
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