sexta-feira, 1 de outubro de 2010

O veículo do Futuro já está em Blumenau

Quem passou pelas ruas Martin Luther e Hermann Huscher, por volta das 16h desta quinta-feira, pôde ver, em primeira mão, aquele que ainda deverá tornar-se o meio de transporte mais utilizado pelas pessoas em cidades de grande e médio porte, entre as quais Blumenau.

Trata-se, basicamente, de uma espécie de moto com três rodas e um misto de cabine e capota de proteção, para piloto e passageiro. No lugar de um carro, cabem quatro triciclos como este. O espaço que cinco pessoas ocupariam para se locomover pelas ruas da cidade, pode receber até oito com o uso deste meio de transporte.

O veículo é silencioso, confortável e bem mais seguro do que uma moto convencional. Em dia de chuva, elimina o risco de quedas improváveis, pois sustenta-se sobre três rodas, e não apenas duas. Fácil de estacionar e econômico – pode fazer até 30 quilômetros por litro de gasolina, o Xara 150 (cuja pronúncia, em mandarim, é "Xará") é fabricado na China e está sendo importado por uma empresa do Paraná. Tem motor de 150 cilindradas, com 8,8 cavalos de potência, atingindo velocidade máxima de 100 km/h.

Quando se sabe que, num futuro não tão distante, a propulsão de veículos automotores deverá ter a eletricidade como uma de suas principais fontes (após o fim do petróleo), fica fácil perceber como este novo – no formato, não no conceito – meio de transporte terá ampla vantagem sobre os carros atuais, cuja autonomia e desempenho deverão ser bastante afetados por esta importante mudança de matriz energética.

Além disso, o esgotamento da mobilidade urbana nas cidades, onde a infraestrutura viária já não acompanha o crescimento da população e da frota de automóveis, também forçará a expansão do uso de triciclos como este.

Pelo que se pôde perceber nesta quinta-feira, esse novo tempo já iniciou sua aproximação de Blumenau. Por isso, vá se acostumando, você ainda verá muitos destes veículos pelas ruas da cidade, seus filhos mais ainda. Hoje ele é exótico, mas amanhã será hegemônico, muito provavelmente.

Nenhum comentário: